El Nagual

A Ecovila El Nagual foi uma bela surpresa no meu caminho! Eu estava indo fazer um curso de Captação Empoderada de Recursos, um aprofundamento do Dragon Dreaming, já sabia que era em uma ecovila, mas só quando cheguei lá percebi que era o meu primeiro Destino Sustentável!
.
Localizada em Santo Aleixo, interior do Rio de Janeiro, a pouco mais de uma hora da capital, foi fundada por Eraldo e Mariana, um casal que após rodar o mundo encontrou seu refúgio nesse recanto pouco conhecido no entorno no Parque Nacional da Serra dos órgãos. Inicialmente construiram uma pousada,  mas sempre se preocuparam com a preservação da natureza e com a integração social com a comunidade local.  Há cerca de dois anos decidiram transformar a pousada em ecovila e desde então vêem trabalhando no desenvolvimento sustentável do local.
.
A autonomia energética é uma das maiores prioridades da ecovila. Já contam com um biodigestor, que transforma o esgoto em biogás (de duas a quatro horas por dia) e biofertilizante (utilizado na plantação), placas solares, para o aquecimento da água e uma minihidrelétrica que produz 200 kWh de energia elétrica, o suficiente para manter a geladeira, o freezer e mais algumas lâmpadas!
.
A produção de alimentos é outro dos focos principais. Grande parte do que é consumido pelos moradores e visitantes já é produzida nas terras de El Nagual. Frutas, legumes, hortaliças, ervas e tempeiros são o forte da casa. Não há animais, nem mesmo para a produção de leite ou ovos. Os cuidados se estendem ao preparo e consumo dos alimentos, com a colaboração e participação de todos os presentes.
.

.

 A gestão de resíduos também recebe atenção especial. O lixo orgânico vira composto, o material trazido pelo rio também. Todo o vidro é reaproveitado no Ateliê da Mariana e vira artesanato, contribuindo para a sustentabilidade econômica da ecovila. Todo o resto é reaproveitado ou encaminhado para reciclagem. Como senão bastasse cuidar dos próprios resíduos, Eraldo costuma recolher material reaproveitável descartado inconsequentemente por outros habitantes do vilarejo.
.
El Nagual é uma ecovila pequena, mas bastante ativa. Frequentemente são oferecidos cursos relacionados à permacultura, bioconstrução, promoção da saúde, alimentação e crescimento pessoal e profissional. É possível visitar, passar alguns dias ou alugar um espaço para morar. As instalações são rústicas, mas bastante confortáveis e o acesso é fácil e seguro. Ficou curioso? O que vc está esperando? Visite El Nagual!
.
Veja essa matéria dobre a ecovila feita pela TV Brasil!
.

https://www.youtube.com/watch?v=1EDt7AGRx6g

One thought on “El Nagual

  1. Amei descobri a ecovila El Nagual!
    Procurava por outra encontrei vocês. Uma maravilha!
    Desejo conhecer o essa ecovila para:
    Fazer cursos e se possível morar.
    Como faço pra chegar aí?
    Já subir a serra dos órgão de bike! E fiquei num camping maravilhoso!
    Sou naturalista, reciclo, trabalho com arte e artesanato de modo geral! Se desejar ver algum trabalho meu, O instagram é Raioestrela e o mesmo Facebook. Não desejo mas viver no Rio capital. Estou procurando um lugar pra viver, simples,completo como a Natureza.
    Fui mora na reserva em Saquearam, mas não tem proteção e as pessoas ainda estão contaminada pela TV… Os assaltos foram constantes. Faz 5 meses que voltei pro.
    Não desejo mas estar aqui.
    Desejo o mas profundo Namastê!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *