Itapeco

Equipe Bailux-Itapeco

Uma das coisas que mais me surpreendeu desde  que comecei o Destino Sustentável foi a quantidade de iniciativas que estão germinando, em vários estágios: são pessoas que já tem uma terra e convidam outras para ajudá-las a realizar o sonho de começar uma ecovila, grupos de pessoas se organizando para comprar uma terra e começar  e outros ainda meio perdidos, mas querendo descobrir como podem dar o primeiro passo.

DSC02312

  Eu, Jurgen Boltz e a alegria de encontrar gente que pensa como a gente. 

Dentre essas iniciativas destaco o Itapeco (Instituto de Tecnologia Alternativa, Permacultura, e ECOlogia), em Arraial Dájuda, Bahia, fundado por Jurgen Boltz, ex-programador do Vele do Silício e sua companheira. Eles estão começando a construir um espaço que irá pesquisar e praticar as possibilidades do encontro da Tecnologia com a Permacultura. Eu achei sensacional! Talvez porque eu tenha essa mesma visão, da compatibilidade de áreas aparentemente antagônicas, uma via ainda pouco explorada e compreendida.

The specified gallery id does not exist.

Em parceria com o Bailux (Bahia + Linux), um projeto de estímulo ao uso do software livre e reaproveitamento de computadores usados para iniciar os jovens da região na tecnologia livre, iniciado em 2005 pelo Regis Bailux, um amigo de longa data, eles pretendem iniciar a primeira FabLAb rural do Brasil. A ideia é promover o encontro de jovens da região com pesquisadores do mundo inteiro em encontros e atividades que serão promovidos no local. Nós adoramos a proposta e estamos acompanhando de perto!

Se você também gostou da ideia e quer saber mais entre em contato com eles através do blog do Bailux.

 

 

 

 

 

 

 



4 thoughts on “Itapeco

  1. Que iniciativa massa! Faz um tempo que fico imaginando estas conexões entre permacultura e tecnologia open source, fazendo paralelos entre movimento maker e o resgate de saberes da natureza. Fico muito contente de ver um trabalho destes sendo realizado. Valeu mesmo por compartilhar!

    • Que bom que gostou Nicole! Em breve eles vão estar realizando encontros e recebendo voluntários, quem sabe você vai lá conhecer também?

  2. Moro en itapeco a mais de dois anos fazendo agrofloresta e desde finais de 2017 o juergen e a sua familia tambem moram no sitio, agora estamos começando a receber voluntarios e tudo parece que esta acontecendo muito depresa. Quando você voltar no sítio não vai reconhecer ele, esperamos seja logo. Abraço

    • Que notícia boa!Vou querer voltar!
      Sempre me perguntam sobre iniciativas pra visitar na Bahia, como podemos encaminhar pra vocês?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *