Suco verde

Mais uma semana se inicia e os organismos saturados de chocolate pedem socorro! Hoje eu estou recomeçando um desafio, recorrente na minha vida, de ingerir um suco (verde, amarelo, vermelho, roxo…) pela manhã, em jejum, todos os dias, antes do café da manhã. Eu sempre faço isso por alguns períodos, um dia ainda vou conseguir que vire rotina, pois considero a melhor maneira de acordar o estômago depois de uma noite longa em repouso. Em jejum todos os nutrientes do suco são absorvidos muito mais rápido, é uma explosão de energia!

Aproveito para compartilhar minha receita básica de Suco Verde. Esse suco pode e deve ser adaptado de acordo com os legumes e hortaliças da época ou disponíveis na sua despensa, o importante é que contenha:

  • Folhas verde escuro comestíveis, que são ricas em ferro: couve, espinafre, hortelã, salsinha, capim santo, “grama” de trigo, folhas de acerola, laranja, limão, use o que você gostar mais e tiver disponível;
  • Uma fruta rica em vitamina C, para aumentar a absorção do ferro pelo organismo (limão, laranja, acerola…)
  • Uma raiz (cenoura, beterraba, inhame, batata doce…);
  • Grãos germinados (girassol, aveia, trigo, gergelim…)

Assim, representamos todas as partes de uma planta em um único copo de suco (raiz, folha, fruta e semente).

Além disso costumo usar em todos os sucos:

  • Maçã, funciona como adoçante natural, dispensando completamente a necessidade de açúcar ou mel, se sentir necessidade de adoçar mais você pode usar um pouco de melado de cana ou açúcar mascavo, mas evite;
  • Pepino, serve para pilar os outros ingredientes o liquidificador e acrescenta bastante líquido ao suco, que não deve conter água.

Após higienizar todos os ingredientes bata-os no liquidicador aos poucos, começando pelos itens que tem mais água e utilizando o pepino como pilão. Após bater todos os ingredientes você terá um suco espesso, que deve ser coado em um filtro de voal, para separar o suco das fibras. Tem gente que toma sem coar, mas a consistência é um pouco difícil (eu diria intragável), eu não consigo.

Os filtros de voal podem ser comprados facilmente na internet, ou você pode fazer o seu, é bem simples, não tem mistério. Eu acabei de fazer vários para vender e completar minha inscrição em um curso. Se eu fiz, você também consegue!

Depois eu conto por quantos dias consegui manter o desafio…

2 thoughts on “Suco verde

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *