Ecomuna

Eu e Rafael morávamos em Florianópolis quando decidimos em uma conversa séria e olhando para o mar, que deveríamos mudar a forma em que levávamos a nossa vida. Com um filho de 3 anos e grávida outra vez, percebemos que não era justo com a gente, e nem com as crianças, a vida como estava. Eu, enfermeira, trabalhando no esquema de hospital, sem final de semana, sem feriados, enquanto ele viajava frequentemente a trabalho como técnico de campo em geofísica. Brian ia a escolinha e minha irmã me socorria e ficava com ele nos finais de semana. O decidido foi que tentariamos outra forma de viver, mais simples e com mais tempo para ficar com as crianças.

IMG_201608242_085910

O combinado era viajar até o Perú, viver como se vive por lá e aprender a simplicidade dos camponeses da região de Cusco. Alugamos uma casa simples, no campo, toda feita em adobe com um espaço para aprender a plantar. Para o sustento da familia fizemos vários trabalhos com jardinagem e vendas de alimentos produzidos em casa. Agora já sobrava tempo para estar juntos, fazer uma fogueira a noite e brincar com nossos filhos. Aprendemos a plantar e a construir com adobe e, principalmente, percebemos que poderiamos ter uma vida diferente.

12983405_462790707263620_8692161868610052845_o

Um ano se passou… eu sentia saudades do Brasil, voltamos e nos instalamos em Alter do Chão, no Pará, dentro da floresta Amazônica. Minha mãe e um amigo nos ajudaram a comprar uma terra.
Começamos a construir nossa casa, com nossas mãos, ainda não está pronta. Quase tudo que utilizamos, construímos ou reciclamos. Construímos um banheiro seco e temos uma ducha externa.
Cozinhamos no fogão a lenha, construído por nós, porque acreditamos que seja mais saudável.

IMG_201608240_123435
Temos uma horta orgânica, com variedades de hortaliças, plantamos muitas árvores frutíferas.
Nosso filho frequenta uma escola que tem uma educação libertária e alimentação saudável. Pagamos a mensalidade com trabalhos de jardinagem e pretendemos implantar uma horta junto com as crianças na escola.

IMG_20160827_112326

Para conseguir algum dinheiro abrimos a Eccomuna Espaço Ecológico. Onde temos espaço para camping e oferecemos vivências na horta e em bioconstrução. O espaço está aberto para trocas sem moeda, onde o viajante colabora com os afazeres na horta ou na construção em troca de hospedagem. Temos a ideia de fazer um projeto ambiental para proteger a nascente vizinha de onde moramos e o lago que dá o nome ao lugar onde vivemos, Jacundá. Procuramos pessoas para nos ajudar nesse projeto. Nossa vida mudou muito. Hoje somos imensamente mais felizes. Temos tempo juntos e Com qualidade.

IMG_20160820_114332

Gostaria de convidar a todos para viver em contato com a natureza. E descobrir que a vida é muito mais do que pagar boletos e correr pro emprego.

IMG-20160829-WA0000

Quer conhecer Alter do Chão mas está sem grana para hospedagem? Vem ajudar a gente!! Precisamos de ajuda na horta e em bioconstrução. Os trabalhos sao feitos pela manhã das
9:00 as 12:00 porque a tarde é ótima para curtir a praia! Entre em contato ou passe essa dica para aquelxs amigxs viajante!! Curta nossa pagina e fique por dentro do que rola aqui!
https://www.facebook.com/Eccomuna/

One thought on “Ecomuna

  1. Nos interessamos.
    Eu e minha esposa.

    Como funciona, como é a hospedagem e em que época é melhor para irmos??

    Abraço.
    Alexandre

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *